quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Barra do Corda


Debate bastante acalorado é o que diz respeito às idéias e práticas de quem "tá fora" e quem mora em Barra do Corda. Vou expor minha visão.
Sabemos que nossa cidade é muito carente em todos os sentidos e não será com discussões estéries que caminharemos rumo às soluções. Nessa polêmica deve-se ter em mente a vivência democrática, debater idéias e não desqualificar as pessoas em virtude de suas residências.
Minha última visita a terrinha foi em 2007. Em todas as vezes que fui sempre procurei fazer um paralelo das mudanças. Percebi, como muitos, que houve melhoria, mas a degradação foi maior. Minha maior preocupação é com a passividade, de todos, diante dos problemas.
É triste que uma cidade circundada por "dois" rios tenha boa parte de sua população sem acesso à água encanada. É revoltante a devastação da mata ciliar. É intolerável uma educação que não cumpre sua função. É repugnante que a política tenha se tornado politicagem. É frustante que os órgãos ficalizadores não funcionem como deveriam. É um absurdo a insegurança a que a cidade está submetida ...
Sei que estou enumerando o que muitos já tem em mente. Sei que devem pensar:
-É isso aí! E o que você fez?
Respondo que, ainda, muito pouco. Minhas ações ainda estão restritas ao campo das idéias ou dos sonhos, como diria Eduardo Galvão (colaborador do site turmadabarra.com). Sinceramente não sei como agir. Preciso da colaboração de quem vive na Barra, dos intelectuais, dos políticos, dos educadores. dos ecologistas, dos jovens, dos comerciantes enfim de quem se preocupa e quer mudar o quadro atual.
Posso não ter acrescentado muito. Meu intuito maior foi o dizer que estou disposto a agir. Para isso preciso de colaboração para traçar o caminho a seguir e de companhia para trilha-lo.

3 comentários:

  1. Prezado Guilherme Martins,
    Parabenizo-o pela criação do seu blog. É bom saber que Barra do Corda conta com pessoas como você, que não fecham os olhos diante dos nossos problemas, mas que também não lançam idéias fantasiosas e impraticáveis para solucioná-los. Pelo contrário, percebe que esses problemas não são resolvidos rapidamente. O problema de Barra do Corda é o mesmo do restante do país: a péssima qualidade do ensino e o atraso ao qual fomos submetidos ao longo dos séculos. Para mudar o país, primeiramente precisamos de força de vontade e de uma boa educação. Só então, poderemos caminhar na estrada que nos levará a dias verdadeiramente justos e belos.Um dia em que a população saberá votar nos políticos certos, retirando do poder aqueles que se aproveitam da situação para se perpetuar no governo. Por enquanto, a mudança parece que não vai chegar tão cedo. Serão necessárias várias décadas.
    wennes mota.

    ResponderExcluir
  2. O problema de barra do corda é o mesmo do resto do brasil: a má vontade politica e não adianta dizerem que não sabemos votar. nós simplesmente não temos em quem votar.a última eleição é um belo exemplo disso.

    ResponderExcluir
  3. o comentario 02022009 20.19 e de nettomilhomem.

    ResponderExcluir