segunda-feira, 23 de março de 2009

Progrediremos?

Fiquei estarrecido com a notícia da implantação de campus da UFMA em Grajaú e Pedreiras. Ressalto que o fato em si é bastante animador porque indica uma expansão do conhecimento mas não deixa, também, de ser desanimador para nós barra-cordenses.
É lastimável que Barra do Corda com população e PIB (produto interno bruto) maior, que tem, numa possível criação do Maranhão do Sul, pretensão de ser capital do estado não consiga o mesmo êxito. Tendo dois deputados estaduais, cada um ligado a uma das duas grandes forças políticas do estado, era de se esperar que nossa cidade fosse contemplada com tamanha "benesse", senão antes, pelo menos na mesma época. Mas pelo visto é esperar demais.Há tempos tenho expressado minha preocupação com a educação na nossa cidade. Ela deve ser entendida como uma ferramenta de progresso social. Porém ficam mais uma vez sem resposta os motivos que retardam essa possibilidade em Barra do Corda. Será que nossa cidade está restrita às suas belezas naturais e a um bom carnaval?
Espero que nossas autoridades despertem de sua inércia, lutem por uma melhor educação e entendam que ela é um investimento com retorno garantido. "Todos" os barra-cordenses merecem ter oportunidades de progressão o que é quase impossível na atual conjuntura.
No programa de Marilia Gabriela Entrevista do Canal GNT, Hebe Camargo disse:
"Não tive faculdade. Não tive o direito de estudar. Isso é uma coisa que considero triste na minha vida."
Imaginemos o que dirá um jovem de nossa cidade.
Para finalizar repito a frase de Nelson Mandela:
"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo."


7 comentários:

  1. Caro Guilherme, você escreveu tudo sobre a necessidade da UFMA na Barra. Quantos estudantes quando acabam o 2º grau, rapazes e moças, não têm como sair da Barra precisam continuar estudando pra melhor se capacitar para a vida, que cada dia exige mais e mais estudos. É urgente a presença da UFMA na Barra. (José Maria Teixeira Meireles)

    ResponderExcluir
  2. Prezado amigo,
    Só estaremos no caminho certo rumo ao progresso duradouro quando os jovens tiverem uma educação de qualidade. Isso implica uma melhor qualidade dos ensinos fundamental, médio e superior. Parabéns pelo belo texto!
    wennes mota.

    ResponderExcluir
  3. Guilherme, é pertinente sua preocupação com os camihhos de nossa cidade, que mais uma vez perde uma grande oportunidade para o desenvolvimento educacional dos nossos jovens, que no fundo de suas almas querem apenas uma oportunidade por menor que seja para serem cidadãos competitivos neste mundo cheio de exigências e qualificações, onde só os mais preparados terão maiores chances. Ja diz um filósofo tupiniquim, frequentador do bar do Caburas ¨que o barracordense que assistir uma aula de filosofia ou sociologia de nivel superior, sua cabeça sera aberta como um leque de entendimento e compreensão do exercício de sua cidadania plena. Todavia, a nivel de esclarecimento, faço justiça ao deputado federal Gastão Vieira, que foi votado na eleição passada pela 1ª vez em nosa região,sem grandes propagandas, sem comícios, sem cartazes, mas com um grupo composto por grandes amigos, a vereadora Cananéia e mimnha pessoa, tirou mais de 1000 votos na região, e por reividicação deste mesmo grupo conseguiu o CEFET de Bara do Corda, que hoje ja esta sendo erguido, para ser um grande marco de oportunidades não só para os jovens de Barra do Corda, mas de toda a região. Parabens pelo seu texto. Léo Primeiro.

    ResponderExcluir
  4. Caro Guilerme, infelismente nossos politicos só tem visão para desviar o dinheiro publico para seus bolsos, estamos vendo o que estar ocorrendo em Barra do Corda, o filho do prefeito e irmão do deputado que a quatro anos atras estava até doido , com depressão e devendo, hoje estar comprando tudo,com o dinheiro de quem? do povo, e anossa cidade uma vergonha. Vá nos hospitais para ver a calamidade. Esse medico que falou no teu blog, procure em quem ele votou.

    ResponderExcluir
  5. Luiz Carlos R. da Silva5 de abril de 2009 às 15:21

    Caríssimo Guilherme, parabéns pelo texto e pela relevância que você despertou. Como professor, fiquei também estarrecido com a notícia de que Barra do Corda não seria contemplada com um Campus da UFMA.A partir daí, inúmeros questionamentos surgiram. Entre eles, a necessidade dos barra-cordenses olharem com mais seriedade a respeito dos nossos representantes políticos. Não há uma preocupaçaõ com o bem-estar da população após a eleição dos mesmos e, nesse ponto, é vergonhoso não sermos contemplados com o Campus desse templo do conhecimento, que é a UFMA. Porém, sabemos também que quanto mais o povo for mantido longe do conhecimento, melhor para ser enganado e alienado. Vamos reagir a essa situação.
    Um grande abraço, Prof. Luiz Carlos

    ResponderExcluir
  6. Senhores, bom dia.. Tudo bem? Por acaso, encontrei esse blog. Guilherme Martins, vc está de parabéns pelos textos: claros e simples. Com relação ao assunto, gostaria de salientar uma coisa: Vamos procurar no dicionário - o pai, não dos burros, mas dos que querem um mínimo de visão do mundo - o que significa DEMAGOGIA. Verifiquem e relacionem com a Política em Barra do Corda. Exatamente o que vemos em nossa cidade.

    ResponderExcluir
  7. Barra do Corda com a grande população que existe hoje, ja era no mínimo pra ter uma faculdade que pudesse acolher as necessidades em termo de Educação a nível superior, pois poucos tem a oportunidade de sair e realizar esse sonho!
    Pois volto a repetir...
    Barra do Corda com a Grande população que existe hoje, poderia está preparada para realizar os sonhos desses jovens...sonhos que até então não podem ser realizados pela incopetência desses governantes incapazes de exercer suas obrigações!

    ResponderExcluir